Congregação Arautos do Senhor

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Temor do Senhor



TEMOR!
O temor do Senhor é o principio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. A Bíblia declara: “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria’’. Simeão destacou-se por seu temor a Deus. Em sua simplicidade, Simeão era mais sábio que os eruditos de Israel, pois seu temor o fez esperar a cada dia no templo lugar onde Jesus seria trazido para proceder conforme o uso da lei. Não podemos confundir temor com medo e receio, pois “temor a Deus’’, é sentimento de reverência e respeito. É um principio bíblico. O temor a Deus distingue a criatura do criador e traz grandes bênçãos para quem assim procede. Portanto, jamais podemos desprezar este princípio glorioso que produz vida.
O TEMOR A DEUS CONDUZ À VIDA
 O período de vida do ser humano é breve. Por isso, a Bíblia nos adverte: “O temor do Senhor aumenta os dias, dos quem o temem, mas os anos dos ímpios serão abreviados’’ P v 10. 27. Vejamos que há neste versículo, uma distinção clara entre o que teme a Deus e o ímpio, pois o temor nos preserva dos laços da morte. O ímpio na sua impiedade, certamente morrerá antes do seu tempo.
TEMOR A DEUS TRAZ SALVAÇÃO
O Profeta Malaquias declarou: “Mas para vós, que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas... ’’Malaquias 4. 2. Malaquias fala do dia do Senhor, dia de vingança contra os ímpios, mas para os que teme ao nome do Eterno Deus, há salvação.  A salvação do crente deve ser conquistada a cada dia com temor e tremor. Os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. “louco’’ nas Escrituras não se refere à pessoa mentalmente deficiente, mas, antes, pessoa que é arrogante e auto-suficiente, a pessoa que ordena sua vida como se Deus não existisse. Lucas, capítulo 12 versículo 13 ao 21, da o exemplo, do rico sem  juízo. Ele não era mentalmente deficiente, mas era um “louco’’ porque supunha que sua alma podia viver das coisas que havia nos celeiros, não se preocupando com o seu bem-estar eterno.
Veja o exemplo desta mulher! O temor de Raabe - de alguma maneira o Espírito Santo trabalhou no coração de Raabe, encontrando um lugar para o temor a Deus. Desta forma esta mulher gentílica temeu a Deus e foi salva. Ela Creu na destruição iminente de sua cidade e buscou o caminho de sua própria salvação.
E este aqui que sucedeu Moisés! O grande conselho de Josué ao povo de Israel com respeito ao temor ao Senhor: Josué, além de ser comandante militar para os exércitos de Israel, era também um profeta de Deus. J s 23.1-3. Ele reuniu todo o Israel a fim de passar para o povo os últimos conselhos do Senhor. Israel estava estabelecido em Canaã, e agora estava envolvido com as nações, que restaram. Era um momento de decisão.
TEMEI AO SENHOR - Que sublime conselho de Josué ao povo de Israel: e hoje digo a você que acessou este “BLOG’’ temei ao Senhor. O temor ao Senhor é o principio do saber, é o que esta no inicio desta palavra pastoral. O temor ao Senhor é uma chave com a qual as porta da vitória são abertas. Israel estava sendo exortado a praticar um temor respeitoso diante de um Deus que já havia dado prova de sua GRAÇA para seus filhos. Este mandamento permanece inalterado para a igreja do Senhor. Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus. Eclesiastes capitulo 12 versículo 13, da o exemplo: tema  a Deus e obedeça ao seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.



Pr. Moacir Corrêa de Lima





Nenhum comentário:

Postar um comentário