Congregação Arautos do Senhor

domingo, 20 de março de 2011

Como vencer as provas e tentações


Vigiai e orai, para que não entreis em tentações; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (MATEUS 26. 41).
A tentação é permitida por Deus como prova da fé. Ela só pode ser vencida mediante o poder do Espírito Santo operando no crente.
Desde o começo, Deus tem permitido a seus servos serem provados para que, como vencedores, sejam aprovados diante dos homens, dos anjos, e do Diabo. É bem-aventurado quem, sendo tentado, permanece fiel a Deus, tornando - se assim digno de receber a coroa da vida.
Em primeiro lugar é preciso saber o que é tentação: Tentação é “ato ou efeito de tentar; disposição de ânimo para a prática de coisas diferentes ou censuráveis’’ (DICIONÁRIO AURÉLIO). Podemos dizer biblicamente que é o convite ao pecado.
Na epístola em Tiago, tentação têm o significado de perseguições, lutas e provações pelas quais o crente pode passar.
Quando a Bíblia relata que Deus tentou alguém, devemos não só entender, mais, compreender que Deus nos prova, é esse o objetivo do agir de Deus para com os crentes os seus cervos.
Tiago nos diz que “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta (TIAGO 1. 13)
Quando a Bíblia diz que alguém foi tentado por Deus, isso pode ser entendido como provação.
Abraão foi tentado por Deus a oferecer o seu filho Isaque na terra de Moriá em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi, disse o senhor a Abraão (GÊNESIA 22, 1, 2).
Tiago exorta os crentes a terem “grande gozo’’ quando caírem em “várias tentações’’, sabendo que” a prova da vossa fé produz a paciência’’. Tiago na sua fala diz: Meus irmãos sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que quando sua fé vence essas provações, ela produz perseverança (TIAGO 1. 2, 3). Ele considera uma bem-aventurança o crente sofrer a tentação, porque, quando for provado, receberá a coroa da vida (TIAGO 1. 12).
Para vencer, a tentação que vem sobre nós, é preciso fazer o mesmo que Jesus, usar a “Espada do Espírito’’ – a Palavra. É preciso usar as armas que Deus colocou a disposição de seus servos. Em Cristo, “somos mais que vencedores’’ (ROMANOS 8. 37)


Pr. Moacir Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário