Congregação Arautos do Senhor

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os dons espirituais trazem bençãos à Igreja de Cristo




I Coríntios 12.1; 12.4; 12.7-10.

Em I Coríntios 12, Paulo oferece ensinamentos construtivos para a edificação da igreja, voltando-se para os dons do ESPÍRITO SANTO.
Ele destaca como Deus proporciona uma diversidade de dons espirituais para que todos os membros passem a atuar e colaborar com os outros em benefício da igreja.

a) Os dons espirituais capacitam e fortalecem a igreja.
O Espírito Santo busca pessoas consagradas, através das quais possa agir, pois Ele é quem distribui os dons espirituais para o que for útil. I Coríntios 12.11.

bNão devemos ignorar os dons espirituais - Paulo nos deixa a par de quão profunda era a ausência de conhecimento espiritual dos Corintios 1Co12. 1. Visto que eles faziam uso equivocado dos dons espirituais, visando à ostentação e espetáculo, havendo pouca preocupação quanto à edificação mútua. Paulo, então, lhes ensina a razão para osCRISTÃOS, serem equipados por Deus, com dons espirituais, e que seus irmãos fossem edificados.

c) Os dons espirituais devem ser buscados com tenacidade - Sem os dons espirituais, a igreja será apenas mais uma organização humana e religiosa. Os nove dons do Espírito Santo são mencionados, em, 1Co 12. 7-10, porém, isso não significa que não haja outros dons igualmente importantes 1Co 12. 28-31. O cristão deve se valer de toda ajuda espiritual que Deus disponibilizou para realizar a sua obra.

d) Os dons espirituais devem nos manter humilde – Muitas vezes, os que recebem os dons espirituais, pensam que são “filhos prediletos de Deus’’. Julgam-se espiritualmente superiores aos que não receberam tais dons, sendo vítimas do orgulho religioso Tg 4. 6,9 e 10. Isto é um erro grave e Paulo ressalta que a manifestação do Espírito Santo é concedida a cada um visando a um fim proveitoso 1Co 12. 7.

e)Os dons espirituais devem ser exercidos com sabedoria -Os dons espirituais foram concedidos para exaltar a Cristo e edificar a sua igreja. A verdadeira espiritualidade não conduz o cristão ao orgulho, mas à humildade, fazendo-o reconhecer diariamente a misericórdia de Deus.

f)O perigo da centralidade do dom de línguas - Os coríntios supervalorizavam o dom de línguas, pois entendiam que quanto mais falassem em línguas,mais espirituais se tornariam. Como resultado desse conceito errôneo de espiritualidade, as línguas passaram a ser o centro do culto. Eles falavam, oravam e cantavam em línguas, todos ao mesmo tempo e sem intérprete 1Co 14. 26-33. No entanto, o que eles não sabiam é que a verdadeira espiritualidade está em produzir o fruto do Espírito Gl 5.22,23. Jesus disse que pelo fruto se conhece a árvore Mt 22. 33.

g) O perigo da ausência de discernimento - A aceitação ingênua de profecias era algo também presente na igreja de Corinto. Para eles, quem profetizava dispunha de “imunidade teológica’’. Paulo, todavia, combate essa idéia, ao escrever: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem’’ 1Co 14”. 29. Julgar, no dizer de Paulo significa que nem toda profecia procede de Deus 1Jo4. 1. Infelizmente, existem muitas pessoas desviadas da igreja por aceitarem, sem reservas, falsas profecias. Paulo determina que a igreja passe a julgar o que é dito pelo profeta

h) As profecias, da parte de Deus, abençoam a igreja - As profecias na igreja, provenientes do Espírito Santo, além de predizer o futuro, fortalece também à fé dos cristãos. A mensagem profética traz: edificação, exortação, consolação 1Co 14. 25, 26, 31. Tais profecias contribuem para a santidade dos ouvintes e são imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. A igreja não deve rejeita as genuínas profecias, pois são elas que nos advertem sobre a decadência espiritual 1Co 14. 3;Ts 5.19, 20.
                                                                                               
i) Conhecendo os dons espirituais para a igreja – Os nove dons espirituais descritos por Paulo em I Cor 12. 7-10 são classificados em três diferentes grupos, sendo eles: dons de Revelação, dons de poder e dons de elocução.

J )  Conhecendo os dons de revelação -  Os dons de revelação estão divididos em três partes:palavra de sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de Espírito. Apalavra de sabedoria, é a sabedoria de Deus concedida ao cristão por meios sobrenaturais. O próprio Jesus revelou tal graça capacitadora em seu ministério ao responder as perguntas maliciosas dos seus adversários Lc2. 40-52; 13.17; 20.19-26.A palavra do conhecimento possibilitou a Pedro combater a hipocrisia que começou a brotar no inicio da igreja, quando as verdadeiras intenções de Ananias e Safira foram reveladas At 5.1-11.  O discernimento de espírito é uma habilitação sobrenatural que permitem a identificação da natureza e do caráter dos espíritos. Existe o Espírito santo, o espírito humano e os espíritos demoníacos, todos obviamente distinto uns dos outros 1Jo 4. 1.

j ) Conhecendo os dons de poder –  Estes também estão igualmente divididos em três partes: dom da fé, dons de curar e dom de operação de milagres. A galeria dos heróis da fé em Hebreus 11 traduz a realidade do dom da fé, visto que homens e mulheres de Deus receberam pela fé a certeza de coisas que não poderiam ver nem provar e, consequentemente, continuaram avançando com Deus através de circunstâncias difíceis. Os dons de curar têm relação exclusiva com a libertação das enfermidades de quaisquer procedências. Como a operação de milagres, são manifestações sobrenaturais de Deus em socorro dos enfermos. O dom de operação de milagres pode constituir-se em uma ordem audaciosa, quando declara que o milagre vai acontecer, antes que seja visto.

M )  Conhecendo os dons de elocução -  Este formam o último grupo de dons espirituais de 1 Co 12. 10:  O dom de profecias, variedade de línguas e interpretação de línguas. O Dom de profecia tem sido definido como “falar na própria língua’’, sob a inteira unção do Espírito Santo. E a voz do Espírito e se caracteriza pelo cumprimento fiel de cada palavra pronunciada 1Co 14. 24,25.  O falar em línguas estranhas é o sinal invariável do batismo com o Espírito Santo, contudo, há quem fale sempre uma mesma língua estranha, enquanto há outros que possuem o dom de variedade de línguas, que os possibilita a falarem varias línguas desconhecidas. As línguas estranhas só podem ser interpretadas mediante outro dom sobrenatural. A interpretação é feita por intermédio do espírito humano, mas se processa através do ministério do Espírito Santo 1Co14. 2, 14.

Pr. Moacir Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário